terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sobre os textos


(imagem: A leitora; Pierre August Renoir. 1875)


A palavra 'texto' vem do latim teccere (construir, tecer), cujo particípio passado textus também era usado como substantivo, e significava 'maneira de tecer', ou 'coisa tecida', e ainda mais tarde, 'estrutura'.

Escrever um texto é como tecer: há uma trama de fios ( as palavras) que são cruzados, entremeados, enlaçados para que formem um tecido repleto de significados. A construção do tecido é feita a partir dessa trama, que também é o que estrutura um bom texto em prosa. O tecido abriga, protege, aquece, mostra quem somos, os tecidos dos povos são sua cultura e expressam seus modos de ser e viver. O mesmo ocorre com os textos.

Como as tramas do tecido, são infinitas as tramas dos textos, e as palavras, assim como os fios, têm suas regras de aproximação e repulsão, regras de uso, de forma, de adequação, coesão e coerência. Assim como os fios, as palavras se embaralham, e podem construir textos frágeis, cheios de buracos ou nós aparentes.


Optamos, neste trabalho com os textos dos alunos, deixar exposta a urdidura de suas tramas, inclusive com os tropeços eventuais e iniciais que fazem parte do trabalho de qualquer tecelão.

A revisão faz parte do trabalho de qualquer escritor, e a ideia é que este processo fique bastante evidenciado por aqui, pois trata-se de uma experiência de ensino aprendizagem.


Os alunos postam seus textos e somente depois vamos revisá-los, comentá-los, corrigi-los. Isso acontecerá através das caixas de comentários e os textos serão aprimorados, pois o blog também permite a constante correção.

Cada aluno tem o compromisso de rever e, se necessário, reescrever sua crônica após os comentários dos professores: corrigir erros ortográficos, rever pontuação, alterar a estrutura do texto, completá-lo, o que for.

A composição da escrita é bastante trabalhosa, e requer muto cuidado e tempo. Aqui estamos expondo o processo dessa composição. Isso, ao nosso ver, também faz parte do processo educativo.



Bom trabalho para todos nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogueiros equipanos 2019

             Há dez anos atrás começava o Projeto Crônicas no oitavo ano do Colégio Equipe. A iniciativa da professora Luana, que criou este...